Fechamento de estabelecimentos na pandemia provocou crise no setor de bares. Campanha do governo para incentivar o consumo de saquê gera polêmica
Enquanto muitos países promovem conscientização para que as pessoas bebam com moderação, as autoridades japonesas estão fazendo o contrário. Isso mesmo: uma campanha da Receita Federal do Japão quer incentivar os jovens a consumirem mais álcool.
O motivo é que as empresas que vendem bebida de qualidade, como o tradicional saquê, estão sofrendo com uma queda expressiva nas vendas há alguns anos. Por isso, o país está impulsionando a campanha “Sake Viva!”, com o objetivo de ajudar as indústrias de bebida do país a retomarem o crescimento.
A diminuição do consumo de álcool no Japão está relacionada com a pandemia de covid-19. O Japão aplicou medidas de restrição e distanciamento social rígidas para conter o avanço do vírus.
Bares e outros estabelecimentos que vendem bebida alcoólica ficaram fechados por vários meses seguidos. O consumo doméstico de álcool, embora tenha sofrido leve aumento nesse período, não foi suficiente para evitar enormes prejuízos para as indústrias dessa área.
Como consequência, a receita tributária do país asiático com a venda de bebidas está caindo significativamente. Dados divulgados pelo governo mostram que entre 1995 e 2000, os japoneses beberam, em média, 25 litros a menos por ano — o consumo caiu de 100 litros para 75 litros.
O cenário piora porque, mesmo com a reabertura dos estabelecimentos, muitos jovens japoneses, que já bebiam menos que seus pais antes da pandemia, continuaram consumindo pouco álcool.
Some isso ao fato de quase um terço da população do Japão ser idosa, o que também reflete no consumo, pois essa é uma faixa etária que costuma ter problemas de saúde que proíbem o álcool.
O Ministério da Economia japonês chegou a divulgar dados que evidenciam que, enquanto cerca de 30% das pessoas entre 40 e 60 anos consomem álcool algumas vezes na semana, a porcentagem de jovens na faixa dos 20 anos que têm o mesmo hábito é de apenas 7,8%.
A campanha
Não se trata exatamente de uma campanha que pede que os jovens bebam mais, apesar de esse ser o objetivo nas entrelinhas. Na verdade, o “Sake Viva!” é um concurso publicitário para pessoas de 20 a 39 anos, justamente o público que está bebendo pouco saquê, vinho japonês, cerveja, shochu e uísque.
O concurso incentiva os participantes a compartilharem ideias inovadoras que possam incentivar as pessoas a beberem mais. Novas promoções, produtos, designs, serviços de venda e até soluções que incluem tecnologia e metaverso podem ser apresentadas, segundo o site da iniciativa.
De acordo com a receita federal, os finalistas poderão se consultar com especialistas de marketing em Tóquio e o grande vencedor receberá apoio do governo para colocar em prática a sua ideia.
A polêmica
A ideia deu o que falar no Japão e até na imprensa internacional. Enquanto algumas pessoas consideraram a campanha divertida e criativa, outras acharam um absurdo. Nas redes sociais, muitos usuários se manifestaram dizendo, por exemplo, que o fato de os jovens beberem menos é uma coisa positiva.
Mesmo entre as pessoas simpáticas à ideia da campanha, não deixou de ser questionado o fato de ser o próprio governo a incentivar o consumo, justamente por conta dos inúmeros riscos à saúde associados às bebidas alcoólicas.
A Agência Nacional de Impostos do Japão, no entanto, informou que a campanha não visa incentivar o consumo de álcool sem moderação e é apenas uma estratégia para ajudar a indústria local a se recuperar nesse momento pós-pandêmico.
O Ministério de Saúde do Japão emitiu uma nota se isentando de responsabilidades. O texto informa que o órgão não tem participação na campanha e reforça que a recomendação das autoridades de saúde é sempre a de que as pessoas bebam com responsabilidade.
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