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Otimização SEO: 7 dicas para manter o ranking do seu site

SEO

SEO é um processo que nunca deve ser abandonado, e é por isso que neste artigo queremos te dar 7 dicas de como manter o ranking que você alcançou com tanto trabalho!

O termo otimização SEO significa a implementação de uma série de técnicas de Search Engine Optimization que visam melhorar o posicionamento de um site dentro dos motores de busca, como Google, Bing, Yahoo! Pesquisa e outros.

Quando você decide criar um site tradicional ou um e-commerce, é necessário fazer várias considerações e implementar várias estratégias que visam manter uma determinada posição online. Muitas vezes esses argumentos são feitos no início do processo de realização, quando o entusiasmo flui como um rio perturbador nas veias. Depois de algum tempo, no entanto, tanto o entusiasmo quanto a posição conquistada no Google diminuíram. SEO é um processo que nunca deve ser abandonado, e é por isso que neste artigo queremos te dar 7 dicas de como manter o ranking que você alcançou com tanto trabalho!

# 1 Livre se do conteúdo que não é original!

Trabalhos de SEO

Conteúdo não é original, certamente não é uma boa ideia para melhorar SEO de um site, de fato, isso é uma má ideia que mais atrapalha do que ajuda. O que acontece é que, mecanismos de buscas como o Google, dão valor e tendem a classificar melhor sites que demonstram uma quantidade de conteúdo que é relevante, exclusivo, ou seja, original. A frase citada na íntegra, talvez retirada de outro blog em que você se inspirou, leva seu site a ser penalizado pelo Google. Isso acontece devido ao fato de que o algoritmo do sistema pesquisa encontra o mesmo conteúdo repetido várias vezes online e obviamente irá dar crédito ao que foi publicado primeiro. 

O mesmo acontece com sites do tipo E-Commerce, que são sites que costumam cometer muitos erros ao fazer o uso de seu conteúdo. Estes tipos de sites costumam utilizar textos retirados dos fabricantes como as descrições de produtos pré-criados, não trabalhando e tornando estes textos originais, sendo assim, todos os e-commerces que vendem um determinado produto passam a ter locais no site totalmente parecidos, sem notar. Isso leva a penalidades pesadas do Google, incluindo a de acabar na parte inferior das páginas de resultados. Por conta disso, é importante “apagar” do seu site, conteúdo que não é original e, conforme possível, aprimorar os textos e descrições. Para te ajudar a entender o que é conteúdo duplicado dentro do seu site, você pode se ajudar com ferramentas específicas como Copyscape ou contar com uma agência especializada em SEO.

# 2 Palavras-chave são a chave!

"Se você quer se posicionar mais alto, deve usar a palavra-chave certa!" Tio Scrooge disse uma vez, certo? Brincadeiras à parte, as palavras-chave são, na verdade, o mecanismo que alimenta seu site. Sem um conhecimento e análise de palavras-chave e buscas das mesmas, não é realístico obter uma boa ideia de otimização SEO adequada e, portanto, nem mesmo obter um bom ranking na primeira página de buscas dos mecanismos de pesquisas como a Google. Esse procedimento com certeza não é um dos mais rápidos, pois requer trabalho inicial e depois uma avaliação com as ferramentas apropriadas. No entanto, uma vez identificadas as palavras-chave, o jogo está pronto, bastando acompanhar o andamento delas por meio de algumas ferramentas disponibilizadas pelo Google, como o Adwords Keyword Planner.

# 3 Cada palavra-chave tem sua própria página!

O próximo passo é escolher e combinar a palavra-chave com a página da web relevante. Desta forma, cada página do seu site irá adquirir classificação para uma palavra específica e isso permitirá que você tenha classificações diferentes com base no tipo de pesquisa realizada. Você é freelancer e lida com utensílios domésticos feitos à mão? Sua página inicial pode ser posicionada para a palavra "artigos de design artesanais", enquanto para sua página sobre você pode usar "artigos de móveis artesanais". Quanto mais palavras-chave específicas você usar para otimizar as páginas do seu site, mais seu posicionamento orgânico poderá crescer.

# 4 A meta descrição é obrigatória.

Uma das coisas que muitas vezes esquecemos é a Meta Description (meta descrição), ou aquela pequena descrição que aparece embaixo do título proposto nos resultados das páginas do Google. Essa descrição muito curta, que não pode ter mais de 156/160 caracteres, tem uma grande responsabilidade: capturar a curiosidade do usuário e levá-lo a clicar na página em questão. Portanto, é essencial desenvolver Meta Descriptions cativantes, que instiguem a dúvida e o desejo de saber mais, e que obviamente contenham a palavra-chave e o call to action (chamada para ação). Um exemplo poderia ser: “Sua casa parece ter saído de um catálogo de design de interiores? Mude a música, venha ver as minhas criações de mobiliário no site (...), traga cor é novidade para a sua casa!"

# 5 Mantenha o ranking com palavras-chave!

Como dissemos anteriormente, as palavras-chave são fundamentais para o posicionamento orgânico do seu site, e isso também fica evidente pelo uso massivo delas. Para que seu site permaneça no lugar e não escorregue para a parte inferior da página de resultados do Google ao longo do tempo, você precisa aprender a aproveitar ao máximo o poder das palavras-chave. Isso significa que, além de corresponder a palavra-chave a uma página, você também deve inseri-la na URL, na title tag, no título da página (se for um artigo de blog, a palavra-chave deve ser inserida no cabeçalho do mesmo) na Meta Description, mas também no conteúdo da página (textos) e até na descrição das imagens (ALT descrição/texto).

# 6 Use e otimize imagens

As imagens são a forma mais imediata de comunicação online, basta olhar para o impacto que estão a ter nas redes sociais: uma imagem por si só é capaz de recolher muito mais “likes” do que um post estudado e escrito à perfeição. É por isso que é essencial cercar seu conteúdo com imagens úteis e interessantes, pois com elas você pode despertar curiosidade e tirar dúvidas. O realmente interessante, no entanto, diz respeito à possibilidade de utilizá-los ainda mais preenchendo a seção ALT TEXT e atribuindo um nome ou descrição à imagem. Isso permitirá que seu conteúdo tenha maior relevância e precisão, aumentando a possibilidade de ser curtido pelo Google.

# 7 Conteúdo inteligente, frequente e competitivo

As imagens têm um peso específico na comunicação online mas, por mais importantes que sejam, precisam do suporte do conteúdo para serem realmente eficazes: um site sem conteúdo envolvente é um site sem valor.

Verifique seus concorrentes: você tem um tópico perfeito em mente para atender às necessidades do seu usuário em potencial e mal pode esperar para estruturá-lo? Antes de ficar sobrecarregado pelo entusiasmo, faça uma pesquisa no Google para ver se seus concorrentes já abordaram o assunto e como. Ao inserir “nome do concorrente (ou site) + palavra-chave” no mecanismo de pesquisa, você pode pesquisar especificamente o que lhe interessa. Se o tópico sobre o qual você decidiu escrever já foi amplamente explorado pelo seu concorrente, você deve se concentrar em outra coisa. Você evitará desperdiçar horas de trabalho precioso.

Comece um blog: ter um site novo e sempre em movimento é o que você precisa para atingir o Google profundamente. Na verdade, nada melhor do que produzir conteúdo de forma regular e contínua para impulsionar seu posicionamento. Se você conseguir fazer sua estratégia de marketing de conteúdo funcionar, você estará no caminho certo. Além de seu site ser valorizado pelo Google por estar sempre atualizado, você também terá a possibilidade de inserir palavras-chave específicas nos artigos e, portanto, ganhar ranking também para palavras-chave diferentes daquelas usadas especificamente para promover seu negócio.

Para concluir

Todo o trabalho feito para chegar ao topo e depois por um pouco de preguiça ou cansaço deixou tudo escapar? Que nunca seja! Mantenha seu site no topo do jogo, não deixe que seus concorrentes o ultrapassem tirando sarro de você. Com essas 7 dicas você pode fortalecer a estrutura do seu SEO e ver o seu site se manter firme em sua posição. Ainda teríamos muitas coisas para lhe contar, mas escrevê-las todas neste artigo deixaria J.R.R Tolkien pálido em termos de extensão. Se você estiver interessado em saber mais detalhes técnicos relacionados à análise e monitoramento de ranking e tráfego, pode nos escrever como e quando quiser! Bom SEO!

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