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Qual a diferença entre hiper, super e minimercados?

Hiper,super e minimercados

Entenda também qual é a diferença entre as modalidades de atacado e varejo

Você, provavelmente, já ouviu as diferentes denominações que existem para os mercados: eles são chamados de mini, super ou hipermercados, e cada um deles têm suas próprias características. Mas você sabe dizer quais são elas?

Assim, antes de aproveitar a promoção em mercados próximos de você, entenda quais são as diferenças entre esses estabelecimentos — e também como eles se diferem das modalidades de atacado e varejo.

Diferença entre hiper, super e minimercados

De uma forma geral, a principal diferença entre esses estabelecimentos é o tamanho, que impacta diretamente no que eles comercializam. Os minimercados vendem de tudo, incluindo carnes, cereais, mantimentos, produtos de limpeza e higiene, toucador e utensílios para casa.

O supermercado geralmente é um espaço que varia entre 2 mil a 20 mil m² e que vende os itens do minimercado em maior quantidade. Ele também comercializa outros tipos de produtos, como eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, roupa de cama, produtos de jardinagem e móveis.

Por fim, há os hipermercados, que são ainda maiores que os supermercados. Eles também vendem outros produtos, como artigos de informática e livros. Além de possuírem um amplo estacionamento, o espaço maior faz com que muitos deles tenham lojas anexas, como lojas de conveniência, farmácias, entre outras.

O que são atacado e varejo?

Diferenças dos tipos de mercado

Além desses tipos de supermercados, também existem outros dois tipos de comercialização de produtos que são bem comuns: o atacado e o varejo. A principal diferença entre eles é o público-alvo que cada um tem.
 
O primeiro é um comércio atacadista com o objetivo de revender produtos para pessoas jurídicas, como empresas, restaurantes, instituições, distribuidoras, depósitos e outros tipos de varejo. Ele tem um volume de compra muito alto, ou seja, vende seus produtos em grande quantidade e com pagamento à vista, mas por um valor mais baixo.
 
Já o varejo é mais “comum” no dia a dia das pessoas, vendendo os seus produtos diretamente aos consumidores finais. Ele comercializa os itens por unidades, seguindo a base média de preços do mercado legal. Se por um lado o preço é mais alto se comparado ao do atacado, isso é compensado pela possibilidade de comprar menos unidades e fracionar o pagamento, utilizando o cartão de crédito, por exemplo.

E o atacarejo?

Há, ainda, uma outra modalidade de comércio: o atacarejo. Como o nome sugere, ele é uma mistura entre as duas modalidades descritas acima e tem a proposta justamente de atrair tanto o público geral quanto o comercial, sobretudo as pequenas e médias empresas.
 
Instalado geralmente em um galpão, o atacarejo disponibiliza mercadorias que seguem a lógica tanto do varejo quanto do atacado, com preços mais acessíveis do que os dos mercados em geral. Isso quer dizer que a pessoa pode comprar determinado item por um valor específico, mas se comprar um volume maior dele, o valor de cada unidade do produto será ainda menor.
 
Inclusive, essa modalidade de negócio é a que mais oferece vantagens ao bolso do consumidor. Em 2021, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realizou um estudo comparando os preços do atacarejo ao das demais lojas, incluindo supermercados e hipermercados.
 
Segundo os dados do levantamento, o valor médio de uma cesta básica de alimentos naquele período era 18% mais barato nos atacarejos. Na comparação de determinados produtos, essa diferença chegou a ser de 33%.
 
Apesar do atacarejo ainda não oferecer algumas das facilidades que existem nos supermercados convencionais, a tendência é que o consumidor prefira a economia nos preços. E isso ajuda a justificar o crescimento desse mercado nos últimos anos.
 
O estudo anual da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados (Abad) mostrou como esse segmento tem ganhado espaço nos últimos anos. Somente em 2020, ele cresceu 24,9%, tendo um faturamento de R$ 64,7 bilhões.

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