Quem não está na internet não é visto hoje em dia, mas mesmo quem faz parte da rede pode correr este risco. Afinal de contas, não adianta ter um site bem elaborado se ele não possui tráfego.
O tráfego é definido pela quantidade de acessos a um site, ou seja, quantas pessoas buscam diariamente aquele endereço. E não importa se o site é um blog ou um e-commerce, ter um bom tráfego é fundamental.
Mas como fazer para melhorar o seu e-commerce ou blog e ter mais acessos? Através de algumas dicas simples que podem otimizar a colocação do seu site nas buscas. Confira algumas delas logo abaixo.
Aprimore o SEO
O SEO é um processo de otimização de busca que visa melhorar a colocação de um site nas plataformas de busca (Google, Yahoo!, etc). Isto é, o SEO é fundamental para garantir que seu site esteja bem colocado.
Se o SEO for bem organizado, as chances do site aparecer nas primeiras páginas dos buscadores aumentam. Quanto mais próximo do topo, maior tende a ser o alcance do seu conteúdo e, consequentemente, ele chegará a mais pessoas.
Não é simples otimizar as buscas no SEO, mas trata-se de um investimento com excelentes retornos.
Produza conteúdo relevante
Sem um conteúdo atrativo, o seu site até pode atingir um bom ranqueamento a princípio, mas isso não será sustentável. Os seus leitores podem começar a abrir o site, dar uma busca rápida e depois sair rapidamente.
E isso é muito negativo na avaliação dos mecanismos de busca, pois o Google visa disponibilizar as melhores respostas. Portanto, invista em um conteúdo relevante que mantenha seu leitor preso ao site por mais tempo. Quanto maior for o engajamento, maior é a chance dos buscadores classificarem bem o seu conteúdo.
Redes sociais são suas aliadas
Textos em blog ou no seu e-commerce são apenas uma parte da estratégia de aumento de tráfego. Nesse sentido, as redes sociais também são excelentes aliadas para o seu site.
Embora sejam muito criticadas, as redes sociais são um dos locais onde o público de fato realiza buscas ativas. Isso significa que produzir conteúdos voltados para esse meio aumenta a sua visibilidade. Publicações variadas, com links direcionando para seu site, possuem um enorme poder de conversão.
Uma estratégia eficiente de uso das redes sociais é aquela que se adapta ao tipo de negócio da pessoa. Por exemplo, o Twitter é eficaz para mensagens rápidas, enquanto o LinkedIn é útil para empresas e produção de textos mais longos.
No caso de empresas cujo modelo de negócio está associado à imagens – como a indústria cosmética, gastronômica e da moda, por exemplo – fotos são o conteúdo mais relevante. Portanto, redes como o Instagram ou Pinterest são mais eficazes.
Diversifique seus conteúdos
Os gurus do mercado financeiro sempre falam da importância em diversificar seus investimentos, algo que também se aplica à produção de conteúdo. Nesse sentido, é importante variar o tipo, formato e tamanho dos conteúdos apresentados.
A diversificação possui muitas vantagens, como atrair públicos diferentes e despertar a curiosidade do leitor. Um site que possui imagens, gráficos e vídeos é muito mais atrativo do que um que possua apenas textos.
Isso também vale para as redes sociais em termos de publicações. Ademais, realizar interações com seus seguidores também é uma forma de ganhar mais engajamento e, dessa forma, conquistar potenciais clientes.
Contrate uma empresa especializada em SEO
A frase Do It Yourself (faça você mesmo) virou um mantra dos mundos atuais, sobretudo em negócios online. Contudo, tentar aumentar o tráfego do seu site por conta própria nem sempre é a melhor opção.
Se você está buscando aumentar as vendas do seu e-commerce, por exemplo, fazer o SEO sozinho pode trazer resultados abaixo do potencial. Ou seja, você até pode economizar, mas estará deixando de ganhar muito dinheiro.
Com a ajuda de uma empresa especializada em SEO, você terá o apoio de profissionais que irão realizar um mapeamento completo do seu site, identificando forças e pontos de melhoria.
Nessa avaliação, a empresa fornecerá as melhores estratégias para impulsionar o tráfego do site, bem como realizar conversões em vendas. Um investimento que se refletirá no aumento de volume em todos os sentidos.
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