Por Jason Gillikin
O logotipo é um aspecto importante do marketing empresarial, ele é a representação visual da empresa e dá força a marca dela, é a demonstração mais visível no mercado, por esta razão, o logotipo bem projetado é uma parte essencial da estratégia de marketing.
Propósito de um logotipo
Os logotipos corporativos têm o propósito de ser o "rosto" de uma empresa: são exibições visuais da identidade dela através de cores e fontes e imagens, eles fornecem informações essenciais e permitem que os clientes se identifiquem com a marca. Os logotipos criar também são uma forma de se referir à empresa nos materiais de marketing e publicidade; Eles fornecem um ponto de apoio com fontes, cores e opções de design.
Princípios do design de Logotipos
Bons logotipos devem ser originais e fáceis de entender, embora existam inúmeras opções de cores, elementos e fontes, um logotipo deve ajudar a transmitir algumas informações sobre a empresa, ou ser feito de uma forma que dê sentido a área industrial ou marca da empresa. Por exemplo, empresas de ponta e tecnologia tendem a ter logotipos angulares para dar uma impressão de velocidade, já os logotipos para lojas ou empresas de serviços, logotipos arredondados, para dar uma impressão de serviço e confiança.
Identidade corporativa
Os logotipos são o componente principal da identidade e marca de uma empresa, o logotipo aparece em artigos de papelaria, cartões de visita, site de logotipos e publicidade. Por essa razão, um logotipo bem projetado pode contribuir para o sucesso do negócio, da mesma forma que um não adequado pode implicar na imagem e afastar potenciais clientes. O logotipo deve estar ligado a outros aspectos da apresentação visual de uma empresa: Nenhum logotipo, no entanto, ficará bem se ele for cercado de elementos gráficos incoerentes ou fontes inapropriadas. Por isso, um logotipo é a base da marca com as cores, fontes e as diretrizes de design.
Retorno sobre investimento
À medida que os consumidores vão conhecendo, gostando e ganhando confiança de uma marca, eles ficam mais dispostos e positivos ao ver o logotipo, potencialmente gerando um aumento das vendas ou participação no mercado. No mais, um logotipo bem planejado, gera um grau de profissionalismo e competência que ajuda a trazer novos clientes, na opção entre um concorrente com logotipos inferiores.
Erros comuns que ocorrem
Pequenas empresas geralmente jogam rápido e desinteressadamente com logotipos, não prestando atenção em sua importância e posicionamento nos materiais, que competem com eles visualmente. Evite criar diferentes tipos de logotipos para certas finalidades (por exemplo, papel timbrado e cartões de visita) ou ter versões diferentes deles para internet e materiais impressos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário